slide

Tenha um armário super prático e versátil em 6 passos

  A gente sempre acha que ter muitas peças no guarda roupa é sinal de criatividade, versatilidade e praticidade, não é mesmo? Só que não é bem assim! Nessa onda de tendências atrás de tendências, a gente fica meio perdida querendo tudo, ao mesmo tempo, sem saber exatamente o que é essencial e aquela confusão mental sem saber o que vestir, sem ter muita noção do que combinar com o quê.

  Todas nós desejamos aquele closet dos sonhos que possa suprir com as nossas necessidades diárias, que todas as peças conversem entre si e que não nos permita ter aquele bloqueio criativo na hora de montar um look, não é? Vem cá que vou te contar como ter um armário super versátil e prático para o seu dia a dia.


   Muito se fala que pra ter um armário super versátil e prático é preciso X peças de roupas, que é preciso ter todas aquelas peças que estão descritas naquelas famosas listas de peças essenciais, que toda mulher tem que ter. Mas a realidade mesmo, é que não tem essa de: toda mulher precisa de um vestido preto, toda mulher precisa ter um trench coah - a não ser que more em uma cidade muito fria -.

  Óbvio que temos que ter aquelas peças chaves no nosso armário, aquela peça clássica, só que o que precisamos ter em mente é: Qual é o seu estilo? Como é a sua rotina? O que você faz na maior parte do seu dia? Você é uma pessoa mais dia ou mais noite? Curte mais programas com a família ou gosta de curtir uma balada? O meu consumo de vestimenta vai mais para looks de trabalho ou para meus looks de lazer, de balada? A gente precisa analisar o nosso eu, nosso estilo pessoal e a nossa rotina, para então definirmos o que é essencial pra nós.

  E pensando nisso, trouxe aqui, a pirâmide para um armário mais equilibrado, pra mostrar que é possível ter peças essenciais de acordo com o seu estilo, e te auxiliar a adequar a pirâmide a sua rotina.

  A pirâmide funciona da seguinte forma: Assim como a pirâmide alimentar, a pirâmide do armário é dividida em categorias, cada uma com seu peso - sua porcentagem -, garantindo que você terá todos os itens necessários para o seu dia a dia, só que em proporções diferentes. Cada nível tem uma proporção que deve ocupar no seu armário.

Vamos entender detalhadamente cada uma delas?


35% Básicos - O que entraria no básico? Peças básicas são aquelas peças que não tem muita mudança de uma coleção para outra. São peças super simples, sem grandes detalhes, que combinam com tudo que você tem em casa, mas são exatamente aquelas peças que precisam de uma qualidade melhor, um bom tecido, com um bom caimento, que irá durar por bons longos anos e serão as peças bases para os seus looks diários. Por exemplo: Uma camisa básica - seja ela regata, camiseta ou camisa , branca, preta, azul marinho -, é um curinga infalível em qualquer situação e se multiplica só em pôr uma maxi colar ou uma sobreposição. Outras peças por exemplo, é a legging preta, moletom, a clássica calça jeans, casaquinhos, sapato nude...etc.



20% Peças Casuais - As peças casuais são aquelas peças informais, peças versáteis que combinam com tudo e podem ser usadas nas mais diversas situações, que não precisam de muita formalidade ou códigos de vestimenta para serem usadas. Formando looks mais despretensiosos.

  Esse tipo de peça gera uma certa dúvida já que se liga muito as peças básicas, pois a grande maioria das peças casuais são básicas. Tenha sempre em mãos peças que façam seu estilo, mas que tenham certa versatilidade.

  E as opções de peças casuais são: camisetas de bandas ou com frases, as parkas, jaquetas, camisas listradas, calças destroyde, flare, tênis, alpargatas, sapatilhas, são algumas das peças casuais.


20% Looks de trabalho - Os outros 20% devem ser preenchidos com looks de trabalho. Mas como é o seu ambiente de trabalho? Tem toda aquela formalidade com o dress code bem definido? Ou seu ambiente não requer tanta formalidade mas é preciso daquele toque mais sofisticado e seriedade?  

  De acordo com o seu ambiente de trabalho ,você ira selecionar as peças para essa categoria. Se for ambientes formais, entra na lista as calças sociais, terninhos, saias lápis, blazer mais estruturado, camisarias mais clássicas, alfaiataria, vestidos mais formais.

  Se o seu ambiente de trabalho já é aquele mais informal que tem a possibilidade de transitar da formalidade a casualidade, dá pra investir em peças estampadas, camisarias, calça flare, os vestidos também são bem vindos, atentando-se ao comprimento e aos modelos que não mostrem demais.



10% Roupas de Sair -   Reservados para roupas da noite, a escolha fica por conta de peças mais chiques, com tecidos mais sofisticados, com texturas como a renda, o brilho, transparência, peças bordadas. Invista nas saias midi, nos vestidos mais ousados e/ou estampados, sandálias altas com tiras, ou sapatos mais ousados.
 Nas imagens abaixo, coloquei inspirações de looks para quem curte uma balada e para quem  curte as saídas mais tranquilas, como um jantar ou um evento pra ir. Nesse ponto de roupas para sair, deve ser baseado em como é a sua vida social, em quais programas você faz para se divertir. 

   A gente sabe que roupas de festas são caras e que muitas vezes usamos a peça - dependendo da ocasião - uma única vez. Então, procura investir em peças de boa qualidade e principalmente em peças que tenha uma versatilidade, uma facilidade de você poder usa-la em ocasiões opostas do que seria proposto para a peça. Por exemplo: Um vestido floral fluido, ou até mesmo esse vestido estampado que coloquei na imagem abaixo, ele pode ser usado facilmente em um casamento, no dia a dia para um ambiente de trabalho informal, como também pode se transformar em um look mais casual e despojado se trocarmos o salto alto por um tênis e modificando os acessórios, make e penteado. 


10% Tendência da temporada - Essa é a parte mais delicada, vamos falar a verdade. São tantas tendências aparecendo uma atrás da outras e você acaba querendo consumir todas.

  Mas para, respira, e analisa: Todas essas tendências disponíveis no mercado combina com você? Combina com o seu estilo pessoal? Que tal fazer uma curadoria das tendências, analisar cada uma, experimentar, se olhar no espelho e questionar "essa tendência combina comigo? Me sinto bem usando?". Quando você concluir todos esses questionamentos, as peças que entrarão nesses 10%, são exatamente essas que você escolher, ok?

Algumas tendências que estão super em alta no momento: Casaco de Paetê, Calça Clochard, Maxi sobreposição, Mules, Xadrez, Vinil, Meia arrastão


5% Detalhes tão pequenos -
E por fim, aqueles 5% que fazem muita diferença em qualquer produção: os Acessórios.

  Sim, essa pequena porcentagem é especialmente para os acessórios: os colares, brincos, anéis, lenços, bandanas, pulseiras, cintos, entram nessa categoria.

  Na hora de escolher, pense em peças que irão transformar o seu look, pense em como se fosse o acabamento da sua produção e em peças que irão dá aquele up nos dias de look básicos, como é o caso do maxi colar que tem um poder incrível em uma camiseta básica.


 Na hora de montar sua pirâmide, sempre tenha peças clássicas que irão resistir ás temporadas, por exemplo, sapatos neutros, bolsas neutras, peças atemporais.

  Lembre-se sempre de respeitar primeiramente o seu estilo pessoal, o seu tipo físico e principalmente a rotina que você vive, então assim você terá um armário prático, versátil com tudo o que te que faz bem e combina com você.

Mas me contem ai, quais são as suas peças essenciais? 

Beijos

6 comentários:

  1. Adoreeiiiii tudo garota, você não tem noção do quanto me ajudou

    ResponderExcluir
  2. Ja salvei essa tabelinha pq estou tentando criar um guarda roupa assim simplesne prático

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esse post !!! Bem esclarecedor e explicativo. As minhas peças essenciais são as básicas na maioria. Mas também gosto de umas combinações mais chiques para sair! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Super adorei essa pirâmide, vou guardar como uma dica preciosa!

    ResponderExcluir
  5. Menina que post maravilhoso, super amei. bjão Luh

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
  6. Nossa essa pirâmide é maraaaa
    Com certeza vou guardar AQUI

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou ideia você pode falar aqui, ou então no e-mail: contato@decaronanamoda.com.